Powered By Blogger

domingo, 29 de agosto de 2010

20 dicas para turbinar os vídeos do YouTube

É quase impossível que qualquer pessoa com acesso à internet não conheça o YouTube. Com milhões de usuários pelo mundo, esse é o serviço de compartilhamento de vídeos mais conhecido. Apesar disso, são poucos os que conhecem os truques para personalizar a visualização de vídeos no serviço.
Neste artigo, o Baixaki selecionou as 20 dicas mais relevantes para usuários comuns e que melhoram a utilização do YouTube de diversas maneiras. Por exemplo, assistir sempre a vídeos em qualidade HD, aumentar sua velocidade de carregamento e habilitar a reprodução infinita. As dicas abaixo estão organizadas nas seguintes categorias: qualidade, reprodução, visual, velocidade e funções diversas.
Qualidade
Mesmo com a possibilidade de visualizar vídeos em resolução HD, muitos usuários com conexão boa precisam esperar um pouco antes de poder escolhê-la. No entanto, existe como alterar as configurações de sua conta para que sempre a melhor resolução seja carregada. Para isso, faça o login no YouTube, clique sobre seu nome de usuário e selecione “Conta”.
Conta
Em “Configurações de reprodução”, marque a opção “Sempre escolha a melhor opção para mim com base no tamanho do meu player” e a subopção “Sempre reproduzir em alta definição quando alternar para a tela inteira (quando disponível)”. Um método diferente seria inserir sufixos ao final do endereço do vídeo (URL).
Configurações de vídeo
Três sufixos interessantes são &fmt=18&fmt=22 e &hd=1. Nos três casos o som do vídeo fica estéreo, porém com as resoluções em 480×270, 1280×720 e 1280×720 (HD), respectivamente. Inserir um sufixo na URL é fácil, basta colá-lo ao final dela. Por exemplo, a URL http://www.youtube.com/watch?v=llMIDqFbsnE, torna-se http://www.youtube.com/watch?v=llMIDqFbsnE&hd=1.
Reprodução
Sabe quando você compartilha um vídeo com alguém por causa de um trecho específico? Com o sufixo#t=XXmYYs não será mais preciso dizer “veja a partir de 1m35s”. Afinal, basta substituir XX pelo minuto e YYpelos segundos, por exemplo: #t=01m35s – para indicar algo antes do primeiro minuto, use #t=00mYYs ou#t=YYs.
Adicione ao final
Quem incorpora vídeos em postagens de blogs sabe que isso obriga o usuário a clicar no botão de play para visualizá-los. Com o sufixo &autoplay=1 a execução começa no momento em que a página é carregada, assim como no YouTube.
Se você gosta de escutar a mesma música repetidas vezes, mas simplesmente odeia o fato de sempre precisar clicar "play" para reiniciar a reprodução do áudio, o serviço InfiniteYoutube resolve o problema.
Com ele, além de repetir o vídeo inteiro há a possibilidade de repetir somente um trecho específico – por exemplo, de 00:35 até 3:05 de um vídeo com 7 minutos. Para isso, simplesmente cole a URL, no campo especificado clique em “Search” (Procurar) e – depois de carregado o vídeo – mova os marcadores para definir o trecho desejado.
InfiniteYouTube
Visual
Quem não está com sua conta conectada ao acessar sua página inicial do YouTube visualiza os conteúdos mais recentes, mas não por isso os mais interessantes. Para definir o tipo de conteúdo nessa página quando você estiver conectado, clique sobre seu nome de usuário, escolha “Conta”, acesse “Personalizar página inicial”, marque as opções que achar interessante e pressione “Salvar alterações”.
Página inicial
Ao compartilhar um vídeo são exibidos os vídeos relacionados a ele e um campo de pesquisa. No entanto, caso você não queira que ambos apareçam, utilize os sufixos &rel=0 e &showsearch=0 ao final da URL compartilhada.
O YouTube sempre se adapta conforme novas tecnologias e padrões da web surgem. Como exemplo principal disso, você encontra o LeanBack: versão do serviço na qual não há necessidade de usar o mouse. Porém, há também suas versões compatíveis com HTML 5 e celulares/smartphones, ambas para garantir o acesso de usuários que usam aparelhos sem suporte para Flash.
LeanBack
Velocidade
Assistir a vídeos no YouTube pode ser uma experiência frustrante quando a velocidade de sua conexão anda com problemas. Mais uma vez, o próprio serviço oferece uma ferramenta para facilitar a vida do usuário, o My Speed. Leia o artigo Confira a velocidade da sua conexão com o YouTube em instantes para maiores detalhes.
Velocidade
A partir da versão 2.0 do Firefox surgiu a navegação com abas e, com isso, seu salvamento automático para recuperação em caso de falhas. Em computadores menos equipados, guardar essas informações podem ocasionar diferenças entre a reprodução do áudio e das imagens de um vídeo. Em Dicas do FireFox: corrigindo o Lag dos vídeos do YouTube você aprende como mudar isso.
O programa Bywifi é capaz de acelerar o carregamento de vídeos por meio de armazenamento de algumas informações em cache. Caso você não acredite, leia Acelere o carregamento dos vídeos do YouTube para um tutorial do programa. Por outro lado, para não precisar sempre carregar os mesmo vídeos, é possível baixá-los – confira uma lista de programas com essa função em Seleção: programas para baixar e converter vídeos do YouTube.
Funções diversas
Ao pesquisar vídeos no YouTube existe a possibilidade de filtrar os resultados de diversas maneiras por meio das “Opções de pesquisa”. Dentro de recursos há uma opção bastante interessante e que poupa muito tempo: “HD (Alta Definição)”. Com ela ativada, qualquer pesquisa retornará resultados somente de vídeos em HD.
Opções de pesquisa
Há como organizar listas de reprodução com certa facilidade no serviço, pois basta clicar sobre “Salvar” e selecionar “Queue” para adicionar vídeos à lista de reprodução temporária atual. Todavia, a fim de criar listas permanentes é preciso escolher uma das listas existentes ou gerar uma por meio de “Criar uma nova lista de reprodução...”.
Lista de reprodução
Apesar de existir um método nativo para a organização de listas de reprodução, o serviço TubeSort possibilita um controle muito maior sobre os itens selecionados – algo que acelera bastante sua criação. Além disso, essa playlist possui opções de compartilhamento, repetição de URL específica e execução aleatória de vídeos.
TubeSort
Falando em compartilhamento, o YouTube permite que você conecte suas contas do Twitter, Facebook e Google Reader para divulgar mais facilmente os vídeos de que gostar. Para aprender a conectá-las e utilizar essa opção, acesse qualquer vídeo e selecione “Compartilhar”. Clique sobre “Conectar contas” para ser direcionado à página de configuração de conta.
Como exemplo de conexões, tomemos o Twitter: clique sobre “Conectar contas” ao lado do símbolo do serviço. Então, faça login em suas contas do Google e Twitter na janela aberta e clique em “Allow” (Permitir). Para conectar o Facebook, selecione a mesma opção e escolha “Permitir”. No caso do Orkut e Google Reader, simplesmente clique sobre “Conectar contas” e estas serão associadas automaticamente.
Conectar contas
De volta à opção “Compartilhar”, marque “youtu.be (URL)” para encurtar o endereço do vídeo – dessa forma, você poupa caracteres no Twitter – e “HD (Alta Definição)” para enviar o vídeo em alta qualidade. Por fim, basta escolher por meio de qual serviço compartilhar o link e clicar sobre sua opção correspondente.
Compartilhar
Por outro lado, se para compartilhar você deseja inserir em seu site ou blog, é preciso utilizar “Incorporar”. As opções que aparecem falam por si mesmas: “Incluir vídeos relacionados”, “Mostrar contorno” e “Reproduzir em HD”. Caso escolha exibir um contorno, use as cores para colori-lo. Por fim, escolha o tamanho desejado para o vídeo – se nenhum deles agradar a você, use “Custom” (Customizar) para personalizar altura e largura.
Incorporar
Quando você grava vídeos no celular, geralmente precisa passá-los para o computador e somente então consegue colocá-los no YouTube, certo? Errado: ao acessar sua conta e escolher a opção “Configuração de celular”, você encontra um email que serve para anexar o vídeo gravado por seu celular e automaticamente colocá-lo no YouTube ao enviar a mensagem.
Upload pelo celular
Por último, existem alguns vídeos que restringem sua visualização somente para algumas regiões do mundo. Caso você tente assistir a algum nessa situação, simplesmente faça o seguinte: pegue a parte destacada da URL “http://www.youtube.com/watch?v=vrqfNRJhY38” e insira depois de “http://www.youtube.com/v/”, ou seja, fica “http://www.youtube.com/v/ vrqfNRJhY38”.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Banda larga: o que é franquia de dados?

A banda larga residencial chegou com tudo e já está presente nas casas de milhões de brasileiros. Tendo seu advento no começo dos anos 2000 e se consagrando antes mesmo do final da primeira década, a banda larga tende a crescer cada vez mais, tanto que já se espalha para dispositivos diferentes do PC, como celulares, PDAs, Notebooks, Netbooks e outros.
Com tantas opções de aparelhos e uma dúzia de operadoras disputando a preferência do consumidor, a confusão é inevitável, já que cada serviço dá um nome diferente para o mesmo produto e impõe diferentes regras, que o usuário deverá aceitar se quiser contratá-la. O principal, e talvez mais importante, detalhe que deve ser levado em conta antes de contratar um serviço de banda larga, seja ele residencial ou móvel, comum ou 3G, é a franquia de dados — que também recebe nomes diferentes em cada operadora.
O que é?
Franquia de dados é similar aos tipos de franquia que sempre foram cobrados, desde a existência do sistema de telefonia. Ela consiste em uma taxa periódica, cobrada de acordo com o plano escolhido pelo cliente, e dá direito a um número determinado de dados a serem transferidos mensalmente. O exemplo abaixo contém três dos itens que sempre estão presentes em todas as tabelas de todas as operadoras (que inclusive são os itens mais importantes a serem considerados):
Velocidade: 3 Mega (Mbps – megabits por segundo)
Franquia de dados: 15 GB
Tarifa adicional à franquia: R$0,15/MB
O fato de constar “15 GB” no item “franquia de dados” significa que, mensalmente, você terá direito a fazer o download de 15 GB de dados, independente do tipo. Ou seja, não importa se você vai ouvir rádios online, assistir a vídeos do YouTube, baixar músicas e filmes, etc. No caso exemplificado acima, se por acaso você baixar mais do que 15 GB de dados, será cobrada uma taxa de 15 centavos por megabyte que ultrapassar a franquia contratada.
Conecte-se
*Dependendo da operadora escolhida, ao invés de uma taxa adicional cobrada sobre o excedente da franquia, poderá ser reduzida a velocidade da conexão, sem qualquer ônus adicional ao consumidor, voltando à velocidade normal no primeiro dia do mês seguinte. Verifique atentamente as regras de cada operadora.
*Para calcular a franquia, só é considerado o volume de dados que você baixa. Os envios de dados do seu computador ou dispositivo móvel não são contados.
*Algumas operadoras não cobram qualquer tipo de franquia, isto é, permitem que você faça downloads à vontade, independente do plano escolhido.
Não se engane
Conecte-se
Para alguns usuários, é difícil contratar o primeiro serviço de banda larga pois, ao se depararem com o termo “franquia de dados”, ficam indecisos por ainda não saberem ao certo o volume de dados que utilizarão. Nesse caso, a única maneira de descobrir é na tentativa e erro. De qualquer forma, verifique se a operadora tem algum tipo de restrição para mudança de plano, ou mesmo alguma vantagem. Assim, se você perceber que possui uma franquia muito alta em relação ao consumo, ou vice-versa (consumo mais alto do que a franquia), não haverá problema na hora de mudar de plano.
A realidade
O mercado de telefonia ainda carece de muita legislação. Portanto, antes de contratar qualquer plano de banda larga, seja para sua casa, seja para o seu celular ou outro dispositivo móvel, pesquise bastante e verifique qual operadora possui o plano que melhor se adapta às suas necessidades, além das vantagens oferecidas. Mas a dica principal é: fique atento às “pegadinhas”, pois elas podem fazer com que um serviço que deveria tornar sua vida mais fácil acabe causando mais dor de cabeça do que qualquer outra coisa

O que é link magnético?

Não faz tão pouco tempo que os ícones de ímã tem aparecido na sua tela na hora de fazer downloads de torrents, indiferente do site de busca usado para encontrar esses arquivos. Porém, até então ninguém precisou se preocupar com eles, já que os torrents sempre estiveram disponíveis, a alguns pixels de distância.
Baixar um torrent não é algo complicado. Tudo o que você precisa é ter uma boa conexão de internet, procurar uma boa proporção entre os seeders e leechers e, claro um cliente de torrents que seja facilmente administrável, como o uTorrent, Vuze e outros do tipo. Depois disso, é só aguardar o tempo estimado e pronto! O arquivo está no seu disco rígido.
Os arquivos de formato TORRENT têm um rastreador, ou seja, tracker comum, que faz a comunicação do seu computador com o servidor do mesmo jeito para todos os seeders e leechers que vierem a fazer o download desse arquivo.     Dessa maneira, o torrent comum exige o uso de um programa para ser baixado.
E o link magnético?
Você conheece os links magnéticos?O link magnético é um tipo de conexão entre o seu computador e o arquivo final que possui todas as informações necessárias para um download direto, ou seja, sem a necessidade de ter um servidor para fazer esse “meio de campo” entre você e o conteúdo. Assim, quando houver um link magnético, você não precisa de intermediação.
A vantagem disso tudo está no fato de os indexadores de torrents não precisarem mais armazenar os arquivos nos seus servidores, trazendo ao usuário apenas o “trabalho” de clicar no link e aguardar o download terminar. Funciona de uma maneira muito parecida com o início das trocas peer-to-peer (P2P).
Identificar um link magnético não é nada difícil. Até por que o início da estrutura deles já denuncia do que se trata. Observe abaixo:
  • magnet: (Identifica o link magnético)
  • ?xt=urn:btih: (Define que este é um link de torrents, para que você use programas como o BitTorrent)
  • 5dee65101db281ac9c46344cd6b175cdcad53426 (Hash do conteúdo)
  • &dn=name (Nome do arquivo)
Ao somar tudo isso, o link magnético se parece com a linha a seguir:
magnet:?xt=urn:btih:5dee65101db281ac9c46344cd6b175cdcad53426&dn=download
Identificação
Um ambiente como esse gera algumas dúvidas quando o assunto é identificação. Como um download pode ser iniciado se não há um tracker (rastreador) para informar o usuário sobre outras pessoas que baixam e “semeiam” esse arquivo? A resposta é bem simples: DHT – Tabelas de Hash Distribuído, em português.
Servidores?
O DHT é ativado por definição padrão em programas populares como uTorrent e Vuze. Basicamente, o hash do link magnético é usado para achar os peers usando DHT. Caso você tenha dúvidas sobre os termos relacionados ao assunto “torrents”, pode consultar um artigo produzido pelo Baixaki chamado “A bíblia do Torrent”.
E os torrents, como ficam?
Os torrents continuam a ser torrents. Afinal, eles são necessários porque contém informações que precisam aparecer no swarm. A única mudança é que o modo de distribuir esses conteúdos está mudando. Afinal de contas, um link magnético não tem a necessidade de estar em apenas um local. Eles podem ser enviados através de mensagens, e-mails e uma série de outros recursos.
Muitos clientes de TORRENT já suportam links magnéticos. Os super populares uTorrent e Vuze estão na lista. Portanto, se você quer conferir essa novidade, basta acessar alguma página de um servidor de torrents e testar! Isso porque esses lugares são os mais fáceis para se encontrar um link assim.

O que fazer no computador quando a internet cair?

          A internet tornou-se indispensável para boa parte do mundo. O crescimento dos portais de informação e a inserção de redes sociais foram os principais motivos para que a rede mundial ganhasse espaço prioritário na vida das pessoas.
A utilização da internet é tão intensa que quando acontece algum problema na rede de telefonia, as pessoas ficam desorientadas e sem ter o que fazer. Acontece que não ter acesso à internet não é o fim do mundo, pois é bem provável que você tenha muitos arquivos baixados no seu PC e poderá continuar se divertindo com as músicas, vídeos e outros tantos conteúdos.
Em nosso artigo de hoje vamos dar algumas sugestões e ideias para você tornar o seu dia sem internet um tempo produtivo, divertido ou relaxante. É provável que você não queira largar do PC, por isso abaixo disponibilizamos algumas tarefas bem legais para realizar sem levantar da cadeira do computador.
A manutenção tem prioridade
Uma atividade que as pessoas costumam ignorar está diretamente relacionada ao bom desempenho do computador. Para aproveitar seu tempo, comece a desinstalar programas inúteis ou que não são mais utilizados (com o Revo Uninstaller a eliminação de programas pode ser mais eficiente, mas caso você não tenha este software instalado, use o gerenciador do Windows).
Retire o lixo do seu HD...
Se você tiver um aplicativo de limpeza (como o CCleaner) já instalado, elimine arquivos temporários e conserte o registro do Windows. Se a internet ainda não voltou, aproveite para fazer uma varredura completa do disco rígido. E claro, até uma desfragmentação de disco pode ser realizada neste momento.
Organize a bagunça
Ao usar o PC diariamente nem percebemos a quantidade de arquivos que baixamos. É comum que depois de certo tempo o Windows acuse que há pouco espaço em disco e para evitar tal problema só há um jeito: escolher manualmente quais arquivos são importantes e eliminar os que não são mais utilizados.
Quem possui muitas músicas e vídeos no computador deve aproveitar este tempo vago para criar pastas específicas para cada tipo de arquivo e classificar de acordo com o seu gosto todos os arquivos baixados. Nesta etapa não recomendamos o uso de programas, pois a melhor organização para arquivos pessoais é realizada manualmente.
Produza, edite e finalize
Muitos trabalhos pendentes da faculdade? Não acabou de digitar o relatório importante para a empresa? Então abra o Microsoft Word (ou o OpenOffice Writer) e comece a editar seus arquivos. Se você não trabalha com isso, mas adora montar apresentações de slides para enviar para os amigos posteriormente, pode usar o tempo útil para trabalhar com o PowerPoint.
Escreva, faça suas planilhas e prepare os slides
Quem possui imagens no PC e quer fazer aquela edição básica nas fotos, pode abrir o Adobe Photoshop (ou o GIMP) e começar a brincar. Este momento ocioso pode ser excelente para aprender algumas funções do Photoshop, sendo que mexendo um pouco é possível encontrar várias ferramentas úteis e simples de usar.
Divirta-se
Se você é do tipo que adora baixar games, mas acaba dando prioridade à web e esquece os jogos, tem agora uma oportunidade de jogar um pouco ou terminar um dos tantos jogos que estão no seu PC. Não tem nenhum jogo no seu PC? Então aproveite e baixe algum (recomendamos Braid) aqui no Baixaki antes que a internet dê algum problema.
Alguns jogos merecem atenção especial!
Quem não é muito fã de jogos, mas tem alguns filmes guardados, pode começar a assistir a alguns (ou pelo menos um). Evidentemente, a biblioteca de músicas também é um prato cheio para quem não tem paciência de ver filmes no computador. Portanto, ligue um som bem agradável e leia um livro!
Limpe o gabinete
Uma tarefa bem inusitada e que pode ser bem interessante é limpar o interior do gabinete. Claro que não recomendamos realizar tal atividade sem um mínimo de conhecimento, pois quaisquer alterações ou procedimentos errados podem estragar seu PC.
Tire o pó e deixe o PC muito veloz!
O Baixaki criou um artigo chamado “Como limpar inteiramente um computador sem ter medo“, o qual deve ser bem interessante para quem não tem a mínima ideia de como realizar a limpeza do PC. Vale frisar, que não apenas uma limpeza é recomendada, mas também a organização dos fios que ficam bagunçados atrás da máquina.
Fique longe do PC!
Apesar de haver diversas tarefas para realizar no seu computador, a melhor ideia talvez seja ficar longe do PC, ainda mais se você o usa sete dias por semana. Há todo um mundo para conhecer fora da sua casa.
Divirta-se e viva a vida da melhor forma!
Aproveite o problema com a internet e vá ao parque, visite seus familiares, saia com os amigos, dance, cante, limpe a casa, namore ou faça qualquer outra coisa! Você tem outras dicas? Compartilhe-as conosco.

Transforme Seu Celular Em Uma Webcam

É importante que conecte o Celular com conexão "Data/Fax" e não pelo cartão de memoria!!!
O programa Motocam captura a imagem do Celular, e o Softcam capta a imagem do Monitor selecionado por uma janela, dai quando você coloca a janela do Softcam na imagem do "Motocam" onde esta seu video ele pode ser transmitido como Webcam para MSN, Skype......
Instruções:
1. Instale o SoftCam,2. Conecte o celular ao PC,3. Abra o motocam.exe e o arquivo configuracao.doc para ajudar a configurar o programa. Deixe tudo igual as imagens

Para capturar a imagem do MotoCam p/ o SoftCam:

1. Click em "options", você verá marcada as opções "Side Tone" e "Animate Tray", se você quiser marque a opção "Always On Top" para q o programa fique sempre em 1º plano (assim vc poderá ver exatamente o que ele está capturando, porquê o programa dá preferência a imagem que está em 1º plano), Em "Default Live Video Source" selecione a opção "SoftCam Screem Capture" e em " Default Background" selecione a opção "" essa última é para que você possa utilizar as animações q está no menu "Titles", click em OK.

2. No quadro que foi aberto click na seta e selecione "Half Size" para q ele fique do tamanho da imagem capturada pelo MotoCam, coloque o quadro sobre a imagem capturada pelo MotoCam e depois mude a chave que se localiza no topo do SoftCam, de "Stored" p/ "Live" para dar inicio a captura.

Tamanho: 4 MB

http://iifrirm927pt4llw7wq.usercash.com/

Como colocar a imagem do msn grande

  1. Baixe o programa http://www.baixaki.com.br/download/manycam-virtual-webcam.htm
  2. instale 
  3. assista esse vídeo para saber como configurar http://www.youtube.com/watch?v=129TOjEjOvQ

Pendrives criativos: edição 2010




AnteriorPróxima