Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Como colocar música no perfil do Orkut

Que tal colocar uma trilha sonora para o seu perfil do Orkut? É o que você vai aprender neste tutorial passo a passo (com vídeo no final).
Isso é possível através da incorporação de vídeos do YouTube. É uma espécie de “truque”: você incorpora um vídeo à página do seu perfil e então reduz o tamanho dele de maneira que ele fique praticamente imperceptível, mas com a música rolando.
Então, pronto para colocar trilha no seu perfil do Orkut?
Pré-requisitos


  • Versão nova de conta no Orkut;
  • Vídeo no YouTube com incorporação ativa;
  • Qualquer editor de texto (Microsoft Office Word, BrOffice, Bloco de Notas, etc).
Faça você mesmo
Na página do vídeo do YouTube, clique no botão “Incorporar” e copie o código que já aparece selecionado logo abaixo.
Obtenha o código de incorporação do vídeo.
Cole o texto em qualquer editor como Word, BrOffice ou Bloco de notas. Agora, você precisa apagar a primeira parte do código, desde o começo até </param>, como você vê na imagem a seguir:


Apague a parte destacada.


Em seguida, você precisa adicionar dois comandos ao link que aparece entre aspas. Logo após youtube, escreva –nocookie, como você confere na imagem abaixo:


Adicione este comando ao link.


Depois, adicione o comando &autoplay=1 no final do link, antes das aspas que fecham a indicação do endereço, como na imagem abaixo:
Adicione também este comando.
Este é o comando que toca o vídeo automaticamente, uma vez que a ideia da brincadeira é surpreender quem acessa o seu perfil.
Lembra-se de que mencionamos que isso não passa de uma “incorporação escondida” de um vídeo? Então, agora você precisa reduzir o tamanho do vídeo para que ele fique bem discreto. Para isso, use os campos “Width” e “Height”, que significam “largura” e “altura”, respectivamente.
Se você deixar os valores que estão como padrão ou valores mais ou menos do mesmo tamanho, o vídeo será exibido em sua página. Portanto, use um valor bem pequeno, 5, por exemplo, como você confere nesta imagem:
Altere esses valores.
Você pode deixar uma mensagem antes ou depois do código. Pode ser uma saudação ou uma explicação para a música. Apenas deixe um espaço entre o começo e o final do código. Veja um exemplo nesta imagem:
Adicione uma mensagem.
Pronto! As modificações necessárias já estão feitas no código de incorporação. Agora, acesse o seu perfil no Orkut, na parte “Que tal escrever um pouco sobre você?”. Clique nela e então perceba, no canto superior direito, o botão “HTML”.
Clique neste botão, cole o código editado e clique de novo no botão.
Clique uma vez nele, cole o código editado e clique novamente em “HTML”. Perceba que a parte do código que envolve a incorporação do vídeo some, mas isso é normal. Clique em “Salvar”. Você vai precisar confirmar os caracteres exibidos, pois se trata da postagem de um vídeo.
Seu perfil já está com trilha! Repare que, na área que você editou, aparece um pequeno quadradinho. Este é, de fato, o vídeo do YouTube com tamanho bastante reduzido. Quanto menores os valores de “Width” e “Height”, menor fica esse quadradinho.
Este quadradinho é o vídeo bastante reduzido.
Clicando nele, a reprodução é pausada e resumida. Se você quer contar isso para os visitantes, fica a seu critério!
Confira este vídeo de cinco minutos que mostra todo o procedimento passo a passo.
E então, qual é a trilha do seu Orkut?

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O que esperar da IFA 2010?

No período de 3 a 8 de setembro, acontece em Berlim a 50ª edição da IFA (Internationale Funkausstellung), a principal feira europeia de eletrônicos de consumo. Nela, assim como nas demais feiras de eletrônicos que acontecem ao redor do planeta, são apresentadas ao mercado as novas tecnologias e os eletrônicos que vêm para revolucionar.
Empresas importantes como Sony, HP, Toshiba, Samsung e LG, além de muitas outras, aproveitam essas feiras para apresentar seus novos produtos. As principais novidades este ano ficam por conta dos novos tablets e dos televisores e notebooks com tecnologia 3D.
O que já foi anunciado
Televisores e tecnologia 3D
Já era de se esperar que a principal aposta da IFA 2010 ficasse na tecnologia 3D, já que este foi o principal assunto da CES 2010. O evento contará com um pavilhão de mais de 2 mil m² destinado apenas para as inovações na área de 3D.
3D é um dos temas de destaque da IFA 2010
A HP, por exemplo, já anunciou o HP Envy 17 para a IFA. Trata-se de um notebook de 17” que traz a tecnologia 3D da ATI e é compatível com vídeos em Blu-ray. Outra novidade muito aguardada pelo público são os televisores 3D autoestereoscópicos, os quais não exigem a utilização de óculos para transmitir o efeito tridimensional.
Empresas como Toshiba, Sony, Samsung e LG já anunciaram que vão participar do evento e prometem muitas novidades aos presentes. A televisão de LED de 65” Full HD 3D da Samsung é apenas um exemplo do que esperar. Televisores OLED também devem marcar presença na IFA 2010.
Televisores inteligentes também serão destaque nos estandes da LG. A empresa escolheu o evento para mostrar um novo conceito de interação entre os usuários e os aparelhos, ao que eles estão chamando de “Easy, Fun, More and Better”. Ou seja, Fácil, Divertido, Mais e Melhor.
Televisão da LG
Para os gamers de plantão, e aqueles que procuram o melhor para o computador, diversos monitores com tecnologia 3D também serão apresentados no evento, ao exemplo do W63D, também da LG. Segundo a empresa, o monitor traz um efeito tridimensional mais realista com o dobro de resolução das telas normais oferecidas no mercado.
Tablets
Depois do sucesso que o iPad fez entre os usuários, já era de se esperar que novos tablets surgissem no mercado. Muitas empresas deixaram para anunciar oficialmente seus produtos na IFA 2010. O Samsung Galaxy Tab, por exemplo, terá sua estreia oficial no evento.
O Samsung Galaxy!
Ao que parece, o sistema operacional Android será um dos mais comentados quando o assunto forem os tablets. Isso porque surgiram vários rumores falando que os principais concorrente do iPad possivelmente trarão o Android como SO principal.
A Toshiba também anunciou um concorrente de peso para o gadget da Apple. Trata-se do Libretto W100, um tablet que conta com duas telas sensíveis ao toque. O aparelho também estará presente no maior evento de eletrônicos da Europa.
Outra empresa grande que resolveu apostar no mercado de e-reader e tablets é a Sony. Com sua fatia do mercado ameaçada pelos aparelhos da Apple e da Amazon, a gigante japonesa resolveu apostar mais na tecnologia touchscreen. Os novos aparelhos da empresa devem ser exibidos na IFA, mas o diretor da Sony, Steve Haber, já avisa: a tecnologia empregada é a outra, contudo, o design do produto em si não sofreu grandes alterações.
Para se ter uma ideia da importância que os tablets passaram a apresentar, a IFA 2010 contará com uma área dedicada exclusivamente para eles. Trata-se da eLibrary, que contará também com a participação de e-reader e e-books, além de netbooks.
O que mais esperar da IFA
Embora os temas dominantes sejam televisores e tablets, a IFA 2010 reserva muito mais para aqueles que forem visitar o evento. Afinal, são mais de 1200 expositores ocupando uma área que ultrapassa os 120 mil m². Não seria justo ter apenas televisões e tablets.
O evento este ano também terá áreas dedicadas exclusivamente para: áudio high-end, videogames, Blu-ray, home theaters, telecomunicação, mobilidade e eletrodomésticos. Isso sem falar nas soluções para tornar os eletrônicos menores fisicamente, mas com mais espaço em disco, criando os chamados “pocketable gadgets” (gadgets que cabem no bolso, em tradução livre).
Projetores e filmadoras 3D
A aposta de algumas empresas este ano está nos projetores tridimensionais. A Sony, por exemplo, vai expor o VPL-VW90ES, primeiro aparelho do gênero da empresa japonesa. O eletrônico tem a capacidade de projetar imagens 3D em Full HD 1080p.
Sony VPL-VW90ES
Enquanto a Sony aposta nos projetores, a também japonesa Epson achou melhor deixar a tecnologia de projeção 3D para outro momento. Embora houvesse rumores de que a empresa iria expor projetores 3D na IFA 2010, o diretor comercial da Epson deixou claro que o mercado ainda não está preparado para esse tipo de tecnologia e, por isso, os eletrônicos do gênero serão expostos em outra ocasião.
Outro produto que promete balançar a feira de eletrônicos em Berlim são as filmadoras 3D HD, as quais permitem realizar gravações de vídeos em três dimensões. O legal é que alguns aparelhos, como o NEX-VG10 da Sony, permitem trocar a objetiva, permitindo até mesmo o uso de algumas objetivas mais antigas sem perda na qualidade final da imagem.
Soluções wireless e players de áudio e vídeo
A IFA 2010 contará com uma área dedicada apenas para expor soluções wireless criadas para redes domésticas, comunicação entre eletrodomésticos e transmissão de áudio e vídeo. Conhecida como iZone, essa seção também vai expor diversos dispositivos que funcionam em conjunto com os players da Apple. Mesmo que a criadora dos iPods, iPhones e iPads não estejam oficialmente presente no evento, será possível ver muitos produtos da mação circulando pelos estandes.
WHDI, solução wireless para sua casa
Para demonstrar as soluções sem fio criadas para redes domésticas, bem como a convergência entre computadores e televisões, a IFA 2010 contará com a E-House, uma casa equipada apenas com recursos e tecnologias de última geração. Uma verdadeira casa inteligente. Assim, além de ver como funcionam, os visitantes também podem interagir com os novos produtos.
Falando em novos produtos e soluções, parece que o Android é uma das grandes apostas das empresas como sistema operacional principal dos gadgets. Além dos tablets, o SO também estará presente em alguns MP4 players, como o GOGear Connect, da Philips. O aparelho conta com uma tela de 3,2” multitouch e conexão Wi-Fi.
Mais do que exposição de produtos
A IFA 2010 será mais do que exibição e exposição de novos produtos e tecnologias. Os organizadores do evento convidam todos os visitantes para ouvir os keynote speekers, os quais apresentam curtas palestras a respeito de um determinado assunto.
IFA 2010!
Embora muitas das tecnologias expostas na feira de eletrônicos da Europa já tenham sido mostradas na CES 2010, ainda haverá muita novidade para conhecer e explorar. Além disso, a IFA 2010 marca o lançamento oficial de vários eletrônicose lembra que a data de outros está mais próxima.
Serão seis dias de muita novidade para o mundo dos eletrônicos. Para saber mais a respeito da IFA 2010, acesse o site oficial do evento através do endereço: HTTP://www.ifa-berlin.com. E não deixe de acessar o Baixaki para saber das últimas novidades do mundo da tecnologia.

domingo, 29 de agosto de 2010

20 dicas para turbinar os vídeos do YouTube

É quase impossível que qualquer pessoa com acesso à internet não conheça o YouTube. Com milhões de usuários pelo mundo, esse é o serviço de compartilhamento de vídeos mais conhecido. Apesar disso, são poucos os que conhecem os truques para personalizar a visualização de vídeos no serviço.
Neste artigo, o Baixaki selecionou as 20 dicas mais relevantes para usuários comuns e que melhoram a utilização do YouTube de diversas maneiras. Por exemplo, assistir sempre a vídeos em qualidade HD, aumentar sua velocidade de carregamento e habilitar a reprodução infinita. As dicas abaixo estão organizadas nas seguintes categorias: qualidade, reprodução, visual, velocidade e funções diversas.
Qualidade
Mesmo com a possibilidade de visualizar vídeos em resolução HD, muitos usuários com conexão boa precisam esperar um pouco antes de poder escolhê-la. No entanto, existe como alterar as configurações de sua conta para que sempre a melhor resolução seja carregada. Para isso, faça o login no YouTube, clique sobre seu nome de usuário e selecione “Conta”.
Conta
Em “Configurações de reprodução”, marque a opção “Sempre escolha a melhor opção para mim com base no tamanho do meu player” e a subopção “Sempre reproduzir em alta definição quando alternar para a tela inteira (quando disponível)”. Um método diferente seria inserir sufixos ao final do endereço do vídeo (URL).
Configurações de vídeo
Três sufixos interessantes são &fmt=18&fmt=22 e &hd=1. Nos três casos o som do vídeo fica estéreo, porém com as resoluções em 480×270, 1280×720 e 1280×720 (HD), respectivamente. Inserir um sufixo na URL é fácil, basta colá-lo ao final dela. Por exemplo, a URL http://www.youtube.com/watch?v=llMIDqFbsnE, torna-se http://www.youtube.com/watch?v=llMIDqFbsnE&hd=1.
Reprodução
Sabe quando você compartilha um vídeo com alguém por causa de um trecho específico? Com o sufixo#t=XXmYYs não será mais preciso dizer “veja a partir de 1m35s”. Afinal, basta substituir XX pelo minuto e YYpelos segundos, por exemplo: #t=01m35s – para indicar algo antes do primeiro minuto, use #t=00mYYs ou#t=YYs.
Adicione ao final
Quem incorpora vídeos em postagens de blogs sabe que isso obriga o usuário a clicar no botão de play para visualizá-los. Com o sufixo &autoplay=1 a execução começa no momento em que a página é carregada, assim como no YouTube.
Se você gosta de escutar a mesma música repetidas vezes, mas simplesmente odeia o fato de sempre precisar clicar "play" para reiniciar a reprodução do áudio, o serviço InfiniteYoutube resolve o problema.
Com ele, além de repetir o vídeo inteiro há a possibilidade de repetir somente um trecho específico – por exemplo, de 00:35 até 3:05 de um vídeo com 7 minutos. Para isso, simplesmente cole a URL, no campo especificado clique em “Search” (Procurar) e – depois de carregado o vídeo – mova os marcadores para definir o trecho desejado.
InfiniteYouTube
Visual
Quem não está com sua conta conectada ao acessar sua página inicial do YouTube visualiza os conteúdos mais recentes, mas não por isso os mais interessantes. Para definir o tipo de conteúdo nessa página quando você estiver conectado, clique sobre seu nome de usuário, escolha “Conta”, acesse “Personalizar página inicial”, marque as opções que achar interessante e pressione “Salvar alterações”.
Página inicial
Ao compartilhar um vídeo são exibidos os vídeos relacionados a ele e um campo de pesquisa. No entanto, caso você não queira que ambos apareçam, utilize os sufixos &rel=0 e &showsearch=0 ao final da URL compartilhada.
O YouTube sempre se adapta conforme novas tecnologias e padrões da web surgem. Como exemplo principal disso, você encontra o LeanBack: versão do serviço na qual não há necessidade de usar o mouse. Porém, há também suas versões compatíveis com HTML 5 e celulares/smartphones, ambas para garantir o acesso de usuários que usam aparelhos sem suporte para Flash.
LeanBack
Velocidade
Assistir a vídeos no YouTube pode ser uma experiência frustrante quando a velocidade de sua conexão anda com problemas. Mais uma vez, o próprio serviço oferece uma ferramenta para facilitar a vida do usuário, o My Speed. Leia o artigo Confira a velocidade da sua conexão com o YouTube em instantes para maiores detalhes.
Velocidade
A partir da versão 2.0 do Firefox surgiu a navegação com abas e, com isso, seu salvamento automático para recuperação em caso de falhas. Em computadores menos equipados, guardar essas informações podem ocasionar diferenças entre a reprodução do áudio e das imagens de um vídeo. Em Dicas do FireFox: corrigindo o Lag dos vídeos do YouTube você aprende como mudar isso.
O programa Bywifi é capaz de acelerar o carregamento de vídeos por meio de armazenamento de algumas informações em cache. Caso você não acredite, leia Acelere o carregamento dos vídeos do YouTube para um tutorial do programa. Por outro lado, para não precisar sempre carregar os mesmo vídeos, é possível baixá-los – confira uma lista de programas com essa função em Seleção: programas para baixar e converter vídeos do YouTube.
Funções diversas
Ao pesquisar vídeos no YouTube existe a possibilidade de filtrar os resultados de diversas maneiras por meio das “Opções de pesquisa”. Dentro de recursos há uma opção bastante interessante e que poupa muito tempo: “HD (Alta Definição)”. Com ela ativada, qualquer pesquisa retornará resultados somente de vídeos em HD.
Opções de pesquisa
Há como organizar listas de reprodução com certa facilidade no serviço, pois basta clicar sobre “Salvar” e selecionar “Queue” para adicionar vídeos à lista de reprodução temporária atual. Todavia, a fim de criar listas permanentes é preciso escolher uma das listas existentes ou gerar uma por meio de “Criar uma nova lista de reprodução...”.
Lista de reprodução
Apesar de existir um método nativo para a organização de listas de reprodução, o serviço TubeSort possibilita um controle muito maior sobre os itens selecionados – algo que acelera bastante sua criação. Além disso, essa playlist possui opções de compartilhamento, repetição de URL específica e execução aleatória de vídeos.
TubeSort
Falando em compartilhamento, o YouTube permite que você conecte suas contas do Twitter, Facebook e Google Reader para divulgar mais facilmente os vídeos de que gostar. Para aprender a conectá-las e utilizar essa opção, acesse qualquer vídeo e selecione “Compartilhar”. Clique sobre “Conectar contas” para ser direcionado à página de configuração de conta.
Como exemplo de conexões, tomemos o Twitter: clique sobre “Conectar contas” ao lado do símbolo do serviço. Então, faça login em suas contas do Google e Twitter na janela aberta e clique em “Allow” (Permitir). Para conectar o Facebook, selecione a mesma opção e escolha “Permitir”. No caso do Orkut e Google Reader, simplesmente clique sobre “Conectar contas” e estas serão associadas automaticamente.
Conectar contas
De volta à opção “Compartilhar”, marque “youtu.be (URL)” para encurtar o endereço do vídeo – dessa forma, você poupa caracteres no Twitter – e “HD (Alta Definição)” para enviar o vídeo em alta qualidade. Por fim, basta escolher por meio de qual serviço compartilhar o link e clicar sobre sua opção correspondente.
Compartilhar
Por outro lado, se para compartilhar você deseja inserir em seu site ou blog, é preciso utilizar “Incorporar”. As opções que aparecem falam por si mesmas: “Incluir vídeos relacionados”, “Mostrar contorno” e “Reproduzir em HD”. Caso escolha exibir um contorno, use as cores para colori-lo. Por fim, escolha o tamanho desejado para o vídeo – se nenhum deles agradar a você, use “Custom” (Customizar) para personalizar altura e largura.
Incorporar
Quando você grava vídeos no celular, geralmente precisa passá-los para o computador e somente então consegue colocá-los no YouTube, certo? Errado: ao acessar sua conta e escolher a opção “Configuração de celular”, você encontra um email que serve para anexar o vídeo gravado por seu celular e automaticamente colocá-lo no YouTube ao enviar a mensagem.
Upload pelo celular
Por último, existem alguns vídeos que restringem sua visualização somente para algumas regiões do mundo. Caso você tente assistir a algum nessa situação, simplesmente faça o seguinte: pegue a parte destacada da URL “http://www.youtube.com/watch?v=vrqfNRJhY38” e insira depois de “http://www.youtube.com/v/”, ou seja, fica “http://www.youtube.com/v/ vrqfNRJhY38”.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Banda larga: o que é franquia de dados?

A banda larga residencial chegou com tudo e já está presente nas casas de milhões de brasileiros. Tendo seu advento no começo dos anos 2000 e se consagrando antes mesmo do final da primeira década, a banda larga tende a crescer cada vez mais, tanto que já se espalha para dispositivos diferentes do PC, como celulares, PDAs, Notebooks, Netbooks e outros.
Com tantas opções de aparelhos e uma dúzia de operadoras disputando a preferência do consumidor, a confusão é inevitável, já que cada serviço dá um nome diferente para o mesmo produto e impõe diferentes regras, que o usuário deverá aceitar se quiser contratá-la. O principal, e talvez mais importante, detalhe que deve ser levado em conta antes de contratar um serviço de banda larga, seja ele residencial ou móvel, comum ou 3G, é a franquia de dados — que também recebe nomes diferentes em cada operadora.
O que é?
Franquia de dados é similar aos tipos de franquia que sempre foram cobrados, desde a existência do sistema de telefonia. Ela consiste em uma taxa periódica, cobrada de acordo com o plano escolhido pelo cliente, e dá direito a um número determinado de dados a serem transferidos mensalmente. O exemplo abaixo contém três dos itens que sempre estão presentes em todas as tabelas de todas as operadoras (que inclusive são os itens mais importantes a serem considerados):
Velocidade: 3 Mega (Mbps – megabits por segundo)
Franquia de dados: 15 GB
Tarifa adicional à franquia: R$0,15/MB
O fato de constar “15 GB” no item “franquia de dados” significa que, mensalmente, você terá direito a fazer o download de 15 GB de dados, independente do tipo. Ou seja, não importa se você vai ouvir rádios online, assistir a vídeos do YouTube, baixar músicas e filmes, etc. No caso exemplificado acima, se por acaso você baixar mais do que 15 GB de dados, será cobrada uma taxa de 15 centavos por megabyte que ultrapassar a franquia contratada.
Conecte-se
*Dependendo da operadora escolhida, ao invés de uma taxa adicional cobrada sobre o excedente da franquia, poderá ser reduzida a velocidade da conexão, sem qualquer ônus adicional ao consumidor, voltando à velocidade normal no primeiro dia do mês seguinte. Verifique atentamente as regras de cada operadora.
*Para calcular a franquia, só é considerado o volume de dados que você baixa. Os envios de dados do seu computador ou dispositivo móvel não são contados.
*Algumas operadoras não cobram qualquer tipo de franquia, isto é, permitem que você faça downloads à vontade, independente do plano escolhido.
Não se engane
Conecte-se
Para alguns usuários, é difícil contratar o primeiro serviço de banda larga pois, ao se depararem com o termo “franquia de dados”, ficam indecisos por ainda não saberem ao certo o volume de dados que utilizarão. Nesse caso, a única maneira de descobrir é na tentativa e erro. De qualquer forma, verifique se a operadora tem algum tipo de restrição para mudança de plano, ou mesmo alguma vantagem. Assim, se você perceber que possui uma franquia muito alta em relação ao consumo, ou vice-versa (consumo mais alto do que a franquia), não haverá problema na hora de mudar de plano.
A realidade
O mercado de telefonia ainda carece de muita legislação. Portanto, antes de contratar qualquer plano de banda larga, seja para sua casa, seja para o seu celular ou outro dispositivo móvel, pesquise bastante e verifique qual operadora possui o plano que melhor se adapta às suas necessidades, além das vantagens oferecidas. Mas a dica principal é: fique atento às “pegadinhas”, pois elas podem fazer com que um serviço que deveria tornar sua vida mais fácil acabe causando mais dor de cabeça do que qualquer outra coisa